domingo, 16 de junho de 2024

Espreitando do meu Cantinho

Aqui, do meu Cantinho, eu e o meu gato, somos dois observadores atentos. Observamos por janelas reais e por janelas virtuais muitas das caminhadas interessantes que fizemos juntos.

Nós caminhamos, lado a lado. com o Ventor e agora observamos juntos a pegada que deixamos por aqui, cheia de flores, de animais, de paisagens ... 


Enfim, tudo começou por aqui, em Adrão, um lugar nas fraldas das montanhas da serra de Soajo, uma das mais lindas serra localizada no Minho, na margem direita do rio Lima.

Esta serra já foi abrigo de lobos que por lá caminhavam nos anos 50, ao lado do Ventor. Eles cruzavam a fronteira entre Portugal e a Galiza, sem passaporte, pilhando dos dois lados a sua subsistência, atacando todos os tipos de gados.

Na serra de Soajo, os lobos procriavam em várias zonas a que chamamos Brusca, ... e até no Curral Coberto, uma zona baixa que fica entre a Branda da Assureira de Adrão e o Lugar de Cunhas, do lado esquerdo do rio Adrão.

O Ventor viveu 15 anos em Adrão, em cujos montes caminhou entre os lobos e, fosse porque fosse, os lobos fizeram com ele um pacto de não agressão. Havia, entre Adrão e Paradela, um sítio chamado Chãe da Porca com dois locais de formação argiloso onde os lobos comiam o barro ou argila e por vezes faziam ali as suas necessidades e, quando o Ventor por lá passava, ainda encontrava as suas fezes quentes a vaporizarem-se e as suas patadas fresquinhas, mas nunca os via.

Andaremos por aqui e contaremos histórias dessas caminhadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário